DestaqueSines
Em Destaque

Portugal acolhe primeiro grande lote de chips Nvidia com a Start Campus escolhida pela Nscale

A Start Campus foi escolhida pela Nscale para instalar 12 600 chips Nvidia de última geração no centro de dados de Sines, o primeiro grande investimento do género na União Europeia.

A Start Campus foi escolhida pela Nscale, plataforma global de Inteligência Artificial (IA), para concretizar a primeira e maior instalação de chips Nvidia Blackwell Ultra (GB300) no espaço da União Europeia, no centro de dados SIN01, em Sines.

O projeto, que vai suportar a infraestrutura de IA da Microsoft, integra o acordo global entre a Nscale e o gigante tecnológico para fornecer cerca de 200 000 GPUs Nvidia a operações na Europa e nos Estados Unidos.

Em Portugal, o investimento prevê a instalação de 12 600 GPUs no campus da Start Campus, com início de operação agendado para o primeiro trimestre de 2026.

Segundo o CEO da Start Campus, Robert Dunn, o edifício SIN01 já atingiu a capacidade máxima, estando em curso uma expansão face à procura crescente. O responsável sublinha que o SINES Data Campus é um exemplo de sucesso global, preparado para receber cargas de trabalho de IA de última geração.

O Ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, destacou que este investimento “confirma a confiança internacional em Portugal como destino de inovação e tecnologia”, reforçando a posição do país na economia digital global e criando condições para atrair talento e investimento de elevado valor acrescentado.

Também o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, salientou que “Sines demonstra a convergência entre a transição digital e a posição geoestratégica única de Portugal”, tornando-se num centro digital líder, com papel fundamental na colocação de novos cabos submarinos.

A Start Campus desenvolve o projeto SINES DC, que prevê atingir 1,2 GW de capacidade energética dedicada a data centers, posicionando Portugal como um dos principais polos tecnológicos da Europa.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela