Distrito do Porto

Portos de Lisboa e Setúbal a caminho do crescimento: Estratégias para o futuro reveladas

Carlos Correia destacou as estratégias de crescimento dos portos de Lisboa e Setúbal na Porto Maritime Week 2024.

Na abertura da 5.ª edição da Porto Maritime Week, que decorreu a 23 de setembro de 2024, o presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) e do Porto de Setúbal (APSS), Carlos Correia, abordou as estratégias para o futuro dos dois portos. Este encontro, promovido pelo Transportes & Negócios, é considerado o evento mais relevante do setor marítimo-portuário em Portugal, atraindo os principais ‘players’ do setor.

Na sessão de abertura, Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, apresentou uma nova abordagem estratégica para os portos nacionais, denominada plano “5+”: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e maior cooperação e integração entre as várias entidades do setor.

“O porto de Setúbal tem o maior potencial de crescimento do país”, sublinhou Hugo Espírito Santo, referindo-se ao plano agressivo de investimentos que visa consolidar a posição de Setúbal como um dos principais portos nacionais. Em paralelo, destacou a necessidade de integração e simbiose entre o Porto de Lisboa e a cidade, apostando na intermodalidade e na adaptação aos desafios da descarbonização.

Carlos Correia, que participou numa mesa-redonda sobre a estratégia para os portos nacionais, onde estiveram também os presidentes dos principais portos do continente e regiões autónomas, frisou que “os portos de Lisboa e Setúbal estão a ser pensados de forma complementar”. No caso do Porto de Lisboa, a aposta passa pelo crescimento sustentado através do lançamento de novas concessões e pela adaptação dos terminais às novas exigências ambientais e operacionais. “Queremos melhorar a operacionalidade destes novos terminais, com foco na descarbonização e na integração harmoniosa com o território”, afirmou.

Quanto ao Porto de Setúbal, reforçou a visão de crescimento mencionada pelo secretário de Estado, salientando que a entrada de novos operadores, facilitada pelas novas concessões e terminais, “irá aumentar a competitividade e fomentar o crescimento económico”. Setúbal é visto como uma peça-chave no futuro do setor portuário português, com potencial para atrair novos investimentos e consolidar as suas atividades portuárias.

A Porto Maritime Week continuará até 27 de setembro de 2024, no Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, contando com diversas sessões dedicadas à discussão dos desafios e oportunidades para o futuro do setor portuário nacional.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito