Madeira

Porto Santo prepara-se para aderir à AMPV em 2025 e promover vinhos da ilha

Porto Santo prepara-se para entrar na AMPV.

O município de Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, anunciou recentemente a intenção de aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em 2025. Este passo estratégico promove os vinhos locais e fortalecer a ligação da ilha ao setor vinícola nacional.

A notícia foi revelada no dia 24 de setembro, durante uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, Nuno Batista, e os representantes da AMPV, Luís Encarnação, presidente do Conselho Diretivo, e José Arruda, secretário-geral da associação. Porto Santo, uma ilha de solo árido e arenoso, tem uma tradição vitivinícola com destaque para a casta Caracol, além de cultivar outras variedades como Listrão, Jerez e Canárias.

O ingresso de Porto Santo na AMPV é visto como uma oportunidade de valorização dos vinhos produzidos na Madeira, contribuindo para a promoção do arquipélago no contexto nacional e internacional. Segundo Luís Encarnação, o crescimento da AMPV em número de associados e parcerias é fundamental, e a entrada deste município madeirense “será uma grande mais-valia para a nossa associação”.

Porto Santo, conhecida como a Ilha Dourada pelos seus 9 quilómetros de praias de areia fina e águas cristalinas, é uma das principais atrações turísticas da região. Além do turismo, a ilha reforça o seu compromisso ambiental, reconhecida desde 2020 como parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Esta distinção sublinha a importância da preservação ambiental, abrangendo mais de 27 hectares de zonas protegidas, incluídas na Rede Natura 2000.

Com 145 municípios associados, a AMPV continua a expandir-se e a integrar novas regiões vitivinícolas, como Porto Santo. A adesão oficial está prevista para 2025, ano em que o município madeirense passará a colaborar diretamente nos projetos e iniciativas da associação, valorizando os seus vinhos e o seu território.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito