O Porto de Sines consolidou a sua posição como um dos mais importantes da Europa ao atingir em 2024 o melhor ano de sempre no segmento de carga contentorizada, com um aumento de 16% no número de TEUs movimentados, totalizando 1,9 milhões de contentores. No total, o porto alentejano registou uma movimentação de 47,8 milhões de toneladas de carga, um crescimento de 11% em relação a 2023, destacando-se como o porto europeu com maior índice de crescimento no primeiro semestre.
Segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), o Terminal de Contentores, gerido pela PSA Sines, liderou a movimentação com 23 milhões de toneladas, seguido pelos Granéis Líquidos, que somaram 20,8 milhões de toneladas. Este desempenho extraordinário reflete um crescimento sustentado ao longo da última década, com uma variação positiva de 14,7% desde 2014.
Em termos internacionais, o Porto de Sines subiu para a 14.ª posição no ‘ranking’ TOP15 Europeu, consolidando o seu posicionamento no comércio global. O terminal conta atualmente com mais de 20 serviços regulares que ligam Sines aos principais mercados mundiais, um fator que impulsiona o seu papel como hub estratégico no mercado ibérico e europeu.
A expansão do Terminal de Contentores, com conclusão prevista para 2028, permitirá atingir uma capacidade de 4,1 milhões de TEUs, enquanto as melhorias na ligação ferroviária com Espanha potencializam o acesso ao mercado ibérico. Estas iniciativas integram a estratégia de desenvolvimento do Governo português, que visa reforçar o protagonismo de Sines como porta de entrada para a Europa.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito