Porto de Sines promovido como porta europeia para o mercado brasileiro
O evento, que reúne os principais agentes do setor de portos e logística, proporcionou importantes discussões com empresas brasileiras e abriu novas oportunidades para ampliar as trocas comerciais entre os dois países.

Com o Brasil se destacando como um dos maiores parceiros comerciais de Portugal, o Porto de Sines reafirmou sua posição estratégica ao participar da Intermodal South America, realizada em São Paulo, entre os dias, 22 a 24 de abril.
Este evento reúne os principais agentes económicos sul-americanos relacionados com o setor dos portos, transporte marítimo e da logística, apresentando-se ainda como uma ótima oportunidade para o contacto com empresas importadoras e exportadoras.
A participação na Intermodal South America não só aumentou a visibilidade do Porto de Sines, mas também gerou discussões concretas com empresas brasileiras, com perspectivas de estreitar as relações comerciais e ampliar o volume de carga movimentada entre os dois países.
As tipologias de carga que apresentam um maior potencial, em especial no que respeita ao mercado brasileiro, são os granéis agro-alimentares, o minério e a carga contentorizada.
Em relação aos dois primeiros, apostou-se em destacar todo o potencial do Terminal Multipurpose de Sines, que oferece condições ótimas para o estabelecimento de hubs de entrada destes produtos brasileiros na Península Ibérica e da sua redistribuição para outros mercados.
Neste âmbito, destaca-se a participação de representantes do Grupo ETE e da concessionária do terminal, a Portsines O.P., o que possibilitou a apresentação de uma proposta de valor global e mais estruturada e um contacto direto e profícuo entre os vários stakeholders.
Já no que respeita à carga contentorizada, procurou-se potenciar os serviços regulares diretos existentes entre o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e vários portos brasileiros, que oferecem excelentes condições de conectividade às empresas importadoras e exportadoras de ambos os lados do Oceano Atlântico.
Paralelamente à realização do certame, os portos nacionais realizaram, no dia 23 de abril, uma sessão na Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo, na qual o Porto de Sines apresentou as principais oportunidades existentes para o mercado brasileiro a um grupo de 60 empresários e investidores envolvidos no comércio entre Portugal e o Brasil.
Com a expectativa de ampliar sua conectividade, o Porto de Sines aposta em sua infraestrutura de ponta e nas rotas de carga regulares, que já conectam o terminal aos principais portos brasileiros.
Esta atuação estratégica visa aumentar ainda mais as trocas comerciais e tornar o Porto de Sines um ponto de referência no comércio transatlântico.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito






