EconomiaSetúbal
Em Destaque

Porto de Setúbal: Novo marco na eficiência portuária mundial

Porto de Setúbal estreia-se no Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores de 2023, destacando-se a nível regional e mundial.

O Porto de Setúbal alcançou um feito notável ao entrar pela primeira vez no Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores 2023 (CPPI — Container Port Performance Index), uma classificação desenvolvida pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence. Este ‘ranking’ analisa dados de 405 portos em todo o mundo, exigindo um mínimo de 24 escalas anuais de navios porta-contentores.

Na avaliação regional que abrange a Europa e o Norte de África, o Porto de Setúbal posicionou-se no 333.º lugar. Em termos globais, a estreia foi assinalada com a 351.ª posição. O Porto de Lisboa também se destacou, sendo reconhecido como o porto mais eficiente de Portugal, subindo 99 posições face a 2022 e alcançando o 121.º lugar no ‘ranking’ regional e o 135.º a nível mundial.

Carlos Correia, presidente da APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da APL — Administração do Porto de Lisboa, salientou: “Este resultado comprova o esforço que tem sido feito pelas comunidades portuárias, concessionários dos terminais de contentores e trabalhadores. Destaco a eficiência e eficácia das operações efetuadas pelos nossos concessionários Tersado e Sadoport, que com ofertas integradas aumentam a atratividade do Porto de Setúbal. Este é um trabalho conjunto para fazer do Porto de Setúbal um porto mais atrativo no mercado internacional e tornar o Porto de Lisboa num dos portos mais eficientes do Mundo e o mais eficiente a nível nacional.

A inclusão do Porto de Setúbal neste ‘ranking’ internacional sublinha a excelência da oferta integrada, com ênfase na intermodalidade. Este é o segundo porto nacional com maior quota de operações ferroviárias, com cerca de 6.000 comboios/ano.

O ‘ranking’ regional também destaca outros portos portugueses: o Porto de Sines, na 126.ª posição, e o Porto de Leixões, no 292.º lugar. A nível mundial, Sines encontra-se na 135.ª posição, logo atrás de Lisboa, e Leixões em 290.º.

O CPPI, que classifica portos globais pela eficiência com base na duração da estadia dos navios, está na sua quarta edição e utiliza o maior conjunto de dados de sempre: mais de 182.000 navios, 238,2 milhões de movimentos e 381 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) ao longo de 2023.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito