Economia
Em Destaque

Porto de Setúbal eletrifica acessos ferroviários com investimento de 17,5 milhões de euros

O Porto de Setúbal está a dar passos significativos para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das suas operações. O concurso público para eletrificação da etapa final (last mile) ferroviário, que concede acesso aos terminais portuários, já está em curso, com um investimento total de 17,5 milhões de euros.

Esta obra é parte integrante do Projeto Rail2Green, uma iniciativa desenvolvida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) em colaboração com a Infraestruturas de Portugal (IP). O objetivo principal é não só melhorar a eficiência operacional e a segurança, mas também aumentar a capacidade de transporte de mercadorias por via ferroviária.

A eletrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários permitirá uma ligação mais eficiente entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado, além de facilitar manobras e operações logísticas. Este investimento não só irá melhorar a acessibilidade ferroviária à zona central do porto, mas também contribuirá para a redução das emissões de carbono.

Carlos Correia, presidente da APSS, destacou a importância deste projeto para transformar o Porto de Setúbal num hub económico sustentável, com reflexos positivos a nível local, regional e nacional. Salientou que a eletrificação dos acessos ferroviários não só aumentará a capacidade de receção de comboios, mas também tornará as operações mais eficientes e seguras.

Além disso, o Porto de Setúbal está a preparar-se para receber navios de cruzeiro, com quatro escalas previstas para este ano. Esta expansão na atividade portuária não só impulsionará o desenvolvimento económico da região, mas também proporcionará oportunidades de emprego e investimento. Com infraestruturas portuárias modernizadas e certificadas, Setúbal está a posicionar-se como um destino de cruzeiros cada vez mais atrativo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito