Porto de Lisboa avança 99 posições em ‘ranking’ global de eficiência
Porto de Lisboa é um dos mais procurados do país para a entrada de material vindo de outros cantos do mundo.
O Porto de Lisboa subiu notáveis 99 posições no ‘ranking’ internacional dos portos de contentores mais eficientes, segundo o Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores (CPPI) de 2023. Este índice, divulgado recentemente pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence, avalia a eficiência de 405 portos globais com pelo menos 24 escalas anuais de navios porta-contentores.
O Porto de Lisboa alcançou o 121.º lugar no ‘ranking’ da Europa e Norte de África, melhorando 45% no índice CPPI em comparação ao ano anterior, quando ocupava a 220.ª posição. Esta subida posiciona Lisboa como o porto mais eficiente de Portugal, superando Sines (126.ª posição), Leixões (292.ª posição) e Setúbal (333.ª posição).
Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL — Administração do Porto de Lisboa, destacou que “esta melhoria de eficiência do Porto de Lisboa resulta na maioria do recente investimento de 140 milhões de euro realizado pela Yilport no Terminal de Contentores de Alcântara, permitindo a operação de navios com mais de 14.000 TEU de capacidade, melhorando operações e reduzindo custos logísticos.”
Globalmente, o Porto de Lisboa ocupa agora a 134.ª posição, subindo 82 lugares em relação a 2022. O índice CPPI classifica os portos com base na duração da estadia dos navios, visando identificar áreas de melhoria que beneficiem portos, companhias de navegação, governos e consumidores.
Entre os portos de melhor desempenho mundial, Yangshan (China) mantém a liderança, seguido por Salalah (Omã) e Cartagena (Colômbia).
O desempenho eficiente dos portos é crucial, considerando que mais de 80% do comércio global de mercadorias é transportado por via marítima, impactando diretamente os mercados globais e o desenvolvimento económico.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito