Politécnico de Setúbal lança pós-graduação inovadora para responder à crescente economia do mar
O Politécnico de Setúbal (IPS) anunciou uma nova pós-graduação em Logística Marítima e Portuária, numa aposta decisiva para reforçar a sua oferta formativa ligada à economia do mar.
A iniciativa, revelada durante o encontro “Navegar no Hipercluster do Mar”, integra o programa das comemorações do 45.º aniversário do IPS e contou com a presença de representantes da academia, administração local e indústria. Este evento teve como objetivo sublinhar a importância do mar como recurso estratégico de desenvolvimento e emprego.
A manhã do encontro foi preenchida com seis sessões temáticas paralelas sobre as diferentes dimensões do mar, enquanto a tarde trouxe uma conferência destacada pelos discursos dos vice-presidentes da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, e do IPS, Carlos Mata. Ambos expressaram a missão de promover Setúbal como um território portuário dinâmico, repleto de oportunidades de formação e carreira profissional para os jovens.
Num painel dedicado às novas necessidades de formação e investigação, o professor Nelson Carriço, representando a equipa da Agenda Nexus no IPS, destacou a criação de um ecossistema de produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal. Este projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), envolve três escolas, 30 docentes e 60 bolseiros do IPS.
Para responder às exigências do mercado, foi desenvolvida a nova pós-graduação em Logística Marítima e Portuária, que se junta a uma oferta formativa já consolidada com a licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar e o mestrado em Engenharia e Gestão de Aquacultura, além de várias microcredenciais.
O IPS posiciona-se ainda como uma das oito Unidades Regionais do MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPS), com investigação em áreas como a aquacultura e a energia eólica ‘offshore’. Durante o evento, os professores Ricardo Salgado e Paulo Santos detalharam estas iniciativas de investigação.
A reflexão sobre o potencial da economia do mar incluiu ainda a participação de José Poças Esteves, consultor internacional, que defendeu que o mar é “o grande motor da economia nacional, superando até o turismo”, destacando o valor estratégico do conhecimento nacional nesta área, com cerca de 300 doutorados em Ciências do Mar.
Organizado em parceria com a AISET — Associação da Indústria da Península de Setúbal, Associação Economia Azul e Associação dos Oficiais da Reserva Naval, o encontro permitiu ainda a apresentação de projetos regionais, com empresas como o Porto de Setúbal, Lisnave, Mútua, Navigator, Exporsado e Aquanostra a mostrarem as suas iniciativas para o desenvolvimento do setor.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito