Politécnico de Setúbal brilha novamente com prémios de sustentabilidade
O Politécnico de Setúbal foi distinguido com dois prémios pelas suas boas práticas de sustentabilidade, atribuídos pela APEE.
Destaque para as boas práticas em Educação de Qualidade e proteção da biodiversidade.
O Politécnico de Setúbal (IPS) foi, uma vez mais, reconhecido pelas suas práticas de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade, ao arrecadar dois prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE). A cerimónia da 10.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS) teve lugar esta quinta-feira, 24 de outubro, no Centro Ismaili de Lisboa.
A instituição destacou-se em duas categorias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade (ODS 4), onde foi premiada pelo projeto “IPS Sustentável”, e na área de Proteger a Vida Terrestre (ODS 15), com o projeto “IPS ComVida”.
No que diz respeito ao ODS 4 – Educação de Qualidade, o IPS conquistou o primeiro lugar pelo projeto “IPS Sustentável”. Esta iniciativa visa proporcionar à comunidade académica contextos diversificados para a promoção do desenvolvimento sustentável, com impacto positivo tanto no setor educativo como empresarial. Esta é a terceira distinção que a instituição recebe nesta categoria, somando-se às obtidas em 2020 e 2022.
Já no eixo do ODS 15 — Proteger a Vida Terrestre, o IPS foi galardoado com o segundo prémio pelo projeto “IPS ComVida”, que se foca na valorização da biodiversidade dos seus campi em Setúbal e Barreiro. Entre as várias ações promovidas, destaca-se criar um bosque mediterrânico, plantado segundo o método Miyawaki, que iniciou em novembro de 2023, com a participação de 2 000 plantas autóctones, envolvendo estudantes e parceiros institucionais.
Carlos Mata, vice-presidente do IPS responsável pela área da Sustentabilidade, destacou que estas distinções são fruto de um trabalho consistente da instituição em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, abrangendo várias áreas, desde a transmissão de conhecimentos até à sensibilização da comunidade académica e sociedade em geral. Entre as iniciativas, o responsável mencionou ações de formação, ciclos de cinema e conversas sobre sustentabilidade, programas Eco-Escolas e Eco-Campus, voluntariado, entre outras.
Os prémios da APEE, sendo atribuídos desde 2015, visam destacar políticas de boa governação e práticas sustentáveis tanto no setor público como privado, reconhecendo o contributo destas organizações para um futuro mais sustentável.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito