Um homem de 35 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural do Sul (composto por PJ, GNR e ICNF), pela presumível autoria de quatro crimes de incêndio florestal.
Estes ocorreram nos dias 18 e 26 de agosto, no concelho de Portimão, concretamente na localidade de Casais (Monchique), Vale da Ribeira, Arão e Canafachal, os dois últimos nas proximidades do Autódromo Internacional do Algarve e em Bensafrim, concelho de Lagos.
«O suspeito, com recurso a chama direta, ateou os incêndios em zonas compostas por mato rasteiro (herbáceas e silvas), árvores de pequeno porte e canas, entre as 14h30 e as 16h00, período do dia em que as temperaturas apresentam valores mais elevados e humidade relativa mais baixa, o que agrava a perigosidade das chamas.
Os incêndios só não tiveram consequências mais gravosas devido ao pronto alerta dado por populares e a rápida e eficaz intervenção dos Bombeiros» refere o comunicado da PJ.
Para transitar entre os locais onde fez deflagrar os incêndios, o suspeito utilizou um motociclo propriedade de um familiar, o que permitiu deslocar-se rapidamente entre os focos de incêndio e abandonar os locais também de forma célere.
A investigação, a cargo do Departamento de Investigação Criminal de Portimão da PJ, foi iniciada imediatamente após conhecimento do sucedido, permitindo a recolha de relevantes elementos probatórios que culminaram na detenção do suspeito, cuja motivação para o crime é desconhecida.
O detido, sem antecedentes criminais por crimes da mesma natureza irá ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
O Inquérito é titulado pelo Ministério Público de Portimão.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito








Outro…
E agora vai ganhar um motociclo novo?