Operação da Polícia Judiciária decorreu no Porto e em Braga
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve, no dia 07 de outubro, dois homens, no Porto e em Braga, fortemente indiciados pela coautoria de dezenas de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.
De acordo com a PJ, os montantes em causa (dissipados por um total de 16 contas bancárias) ainda estão a ser apurados. Contudo, os valores poderão atingir vários milhões de euros.
Quais os tipos de esquemas fraudulentos usados?
O esquema envolvia métodos fraudulentos de investimento em carteiras de criptoativos, burlas através da aplicação “MB WAY“, esquemas de compra de “likes” em redes sociais e a execução de tarefas associadas a operações bancárias fraudulentas.
A investigação permitiu identificar, nesta fase, cerca de quatro mil operações de dissipação de fundos, associadas a oito das contas bancárias, num valor total estimado em 1,5 milhões de euros. Até ao momento, existiu igualmente a identificação de cerca de 1500 vítimas, sendo que a maioria residente no estrangeiro.
Os detidos, com 26 anos e 42 anos, terão um primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas. A investigação continuará sob a direção do Ministério Público da Guarda.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







