Polícia Judiciária conclui investigação ao caso Odair Moniz com revelações cruciais
Após dois meses de investigação, a Polícia Judiciária remeteu o relatório sobre a morte de Odair Moniz ao Ministério Público, revisitando detalhes sobre o caso que abala a Amadora.

A Polícia Judiciária (PJ) concluiu a investigação relacionada à morte de Odair Moniz, ocorrida em 21 de outubro de 2024 na Cova da Moura, Amadora. O relatório final foi enviado ao Ministério Público em dezembro, conforme informou fonte oficial da Direção Nacional da PJ. O caso envolve disparos efetuados por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante uma perseguição policial, levando à constituição do agente como arguido pelo crime de homicídio simples.
Segundo o advogado do agente, Ricardo Serrano Vieira, o profissional ainda não regressou ao serviço e não há previsão para a retoma das suas funções. Enquanto isso, o processo segue sob análise do Ministério Público, paralelamente a um inquérito interno aberto pela PSP e uma investigação disciplinar em curso pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
No próximo dia 10 de janeiro, o agente será ouvido pela IGAI, após ter optado pelo silêncio durante o depoimento prestado ao Ministério Público no início de dezembro. Segundo informações oficiais da PSP, Odair Moniz teria iniciado uma fuga durante uma abordagem policial e, alegadamente, resistido à detenção, tentando agredir os agentes com uma arma branca.
O caso levantou intensos debates sobre os protocolos de uso da força e a necessidade de maior transparência em situações de confronto policial. A Cova da Moura, local de destaque na narrativa, permanece sob os holofotes devido à complexidade do caso e às investigações ainda em curso.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito