Polícia Judiciária alerta para novo esquema de phishing com mensagem da ANRS
Alerta para novas formas de burla

A Polícia Judiciária lançou um alerta para um novo esquema de phishing que utiliza o nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para obter dados bancários.
«O esquema inclui um link para um pagamento imediato, alegando que, caso não seja efetuado dentro do prazo indicado, o condutor poderá perder pontos na carta de condução.» explica a autoridade nas redes sociais.
«Este tipo de fraude é conhecido como phishing, um método em que criminosos se fazem passar por entidades oficiais para obter dados pessoais e bancários das vítimas.»
Para evitar dissabores, a PJ alerta para que «não clique em links suspeitos – Se receber um e-mail a pedir o pagamento de uma multa, não clique nos links incluídos; verifique o remetente – Os e-mails fraudulentos podem parecer legítimos, mas um olhar atento pode revelar domínios de e-mail estranhos ou ligeiramente alterados.
Não forneça dados bancários ou pessoais – Nenhuma entidade oficial exige informações sensíveis por e-mail e confirme junto da ANSR, ou de qualquer entidade, se tiver dúvidas.
Por fim, deve denunciar a burla, caso receba um e-mail suspeito, às autoridades, incluindo a Polícia Judiciária e o Centro Nacional de Cibersegurança.

Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito