País
Em Destaque

Poeiras do Saara trazem chuva de lama a Portugal

Pico de poeiras atinge Portugal esta sexta-feira. Especialistas em saúde alertam a população vulnerável a alergias.

Portugal está prestes a enfrentar um fenómeno meteorológico singular nesta sexta-feira. De acordo com previsões do “Meteored”, uma massa de ar quente oriunda do Saara vai atravessar o Atlântico, transportando poeiras para a Península Ibérica. Este evento, comummente conhecido como “chuva de lama”, ocorrerá devido à condensação elevada provocada pelo calor intenso, formando nuvens e precipitação.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos aguaceiros em todo o território nacional, intensificando-se no fim de semana, acompanhados por trovoadas. As temperaturas, que alcançarão máximas acima dos 30 graus nas regiões centro e sul nos próximos dias, deverão cair para cerca de 23 graus em Lisboa, Porto e Faro no sábado.

Este evento climático, além de alterar as condições meteorológicas, poderá impactar as atividades diárias, com redução da visibilidade e possíveis complicações respiratórias para a população mais sensível. A previsão é que esta massa de ar quente e poeirenta atinja o seu auge na sexta-feira, marcando o dia como o de maior concentração de poeiras em Portugal.

Prepare-se para este fenómeno incomum e tome precauções, especialmente se tiver problemas respiratórios ou alérgicos. Acompanhe as atualizações meteorológicas para mais informações e ajustes nas suas atividades ao ar livre.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito