Moita

Plenário do Conselho Local de Ação Social da Moita reflete sobre desafios das instituições e reforça compromisso comunitário

Apoio social em foco: reunião no auditório da Casa dos Marcos debateu preocupações, soluções e estratégias para o futuro das instituições do concelho.

O auditório da Associação Raríssimas — Casa dos Marcos foi palco, na passada terça-feira, dia 4 de fevereiro, do plenário do Conselho Local de Ação Social da Moita (CLASM). Presidida pelo Vereador António Carlos Pereira, a reunião contou com a participação de vários parceiros locais e do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal.

No encontro, foram discutidos os desafios e preocupações das instituições sociais do concelho, nomeadamente a sustentabilidade financeira e a necessidade de reforço de parcerias para garantir respostas eficazes às populações mais vulneráveis.

Estratégias e medidas em curso

Entre os pontos abordados, destaque para a apresentação da Nova Estratégia Nacional para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025–2030 (ENIPSSA), estando a Câmara Municipal da Moita em fase de assinatura do protocolo para a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção para os Sem-Abrigo (NPISA).

O encontro também permitiu a divulgação dos resultados do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI) referentes a 2024 e um balanço sobre o progresso do Projeto Piloto Radar Social, atualmente na fase inicial do Diagnóstico Social do concelho.

Compromisso reforçado para um futuro mais coeso

Outro tema de grande relevância foi o acompanhamento do Plano Metropolitano das Comunidades em Ação, com o desenvolvimento das Operações Integradas Locais na Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Alhos Vedros (Fonte da Prata) e Moita.

Os parceiros reafirmaram o compromisso de trabalhar em rede, promovendo soluções conjuntas e eficazes que impulsionem o desenvolvimento social e fortaleçam a coesão da comunidade.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


comentário

  1. Depois de se saber da degradação de escolas e centros de saúde promovidas por este P.S …. Isto é mera hipocrisia !

    Os projectos de integração e apoio a família as e desalojados foram cancelados!!!
    Não apresentou Candidaturas aos fundos do PRR destinados para esse efeito!

    É uma vergonha e desinformação!!!