PJ detém cinco pessoas por burla bancária de centenas de milhares de euros
Detenções ocorreram esta terça-feira no Porto, Paredes, Gondomar, Guimarães, Espinho e Aveiro.

Cinco pessoas foram detidas esta terça-feira por suspeitas da prática dos crimes de abuso de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, burla qualificada, desvio de dados agravado, acesso indevido agravado e branqueamento de capitais.
As detenções ocorreram no Porto, Paredes, Gondomar, Guimarães, Espinho e Aveiro, revela hoje a Polícia Judiciária (PJ) via comunicado, no qual se pode ler que “foi apreendido diverso material com interesse probatório”.
A operação ‘call center’, que os inspectores da PJ descreveram como “complexa”, estava a decorrer há vários meses e já tinha levado à detenção de outros três suspeitos, que se encontram em prisão preventiva desde Outubro de 2022.
Segundo a PJ, os detidos – três homens e duas mulheres – faziam-se passar por colaboradores de uma instituição financeira de crédito (operações de ‘vishing’), telefonavam às vítimas e alertavam-nas para eventuais operações suspeitas feitas com o seu cartão.
Dessa forma, “induziam ardilosamente as vítimas a ceder códigos bancários que viabilizaram a ocorrência de transacções ilegítimas de valores muito avultados (na ordem das centenas de milhares de euros) com os dados dos respectivos cartões de crédito da dita instituição financeira”, explica a PJ.
Os cinco detidos, todos de nacionalidade portuguesa e com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos, serão agora presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito