Palmela
Em Destaque

Pinhal Novo celebra 97 anos de história sem a justa homenagem ao Coreto da Banda da SFUA

Pinhal Novo, uma vila situada no concelho de Palmela, comemora hoje 97 anos desde da fundação do seu coreto que está instalado no Largo José Maria dos Santos e inaugurado a 19 de junho de 1927. 

Este aniversário é uma oportunidade para refletir sobre o desenvolvimento cultural da vila, com destaque para o Coreto da Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA). Este coreto, construído em pleno coração da vila, tornou-se um ícone cultural, acolhendo inúmeros concertos e eventos que enriqueceram a vida comunitária ao longo das décadas.

Originalmente uma pequena aldeia, Pinhal Novo transformou-se numa vila próspera graças à chegada da linha ferroviária no início do século XX, que impulsionou a economia local e facilitou o transporte de pessoas e mercadorias. A agricultura e as atividades rurais constituíam a base económica da região nos seus primórdios.

Ao longo dos anos, Pinhal Novo evoluiu, mas manteve o seu charme original. As festividades locais, muitas das quais ocorrem ao redor do Coreto da Banda da SFUA, continuam a atrair moradores e visitantes, fortalecendo os laços comunitários. Hoje, ao celebrar o seu 97.º aniversário, Pinhal Novo orgulha-se da sua trajetória e das tradições que ajudaram a moldar a identidade da vila e para isso conta com aquele equipamento cultural. 

O Coreto da Banda da SFUA permanece como um símbolo duradouro dessa rica herança cultural, testemunhando a história e o espírito comunitário que define Pinhal Novo, infelizmente sem qualquer menção ou festejo para assinalar a data.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito