Petrogal e Autoeuropa no topo das exportações: veja quem mais se destacou em 2024
A Petrogal e a Volkswagen Autoeuropa mantiveram-se no topo da lista das empresas que mais exportaram e importaram em 2024, consolidando a sua posição na economia nacional. A grande novidade foi a entrada da Mercadona entre as maiores importadoras.

A liderança das maiores empresas exportadoras e importadoras em Portugal manteve-se inalterada em 2024, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). A Petrogal e a Volkswagen Autoeuropa continuam a ser as empresas que mais transacionam bens com o exterior, reforçando o seu peso na economia nacional.
No ‘ranking’ das 10 maiores exportadoras do país em 2024, para além da Petrogal e da Volkswagen Autoeuropa, destacam-se empresas como a Navigator, Continental Mabor, Bosch Car Multimedia Portugal, Aptivport Services, Pfizer, Eli Lilly, Exolum Aviação Portugal e Visteon Electronics Corporation. A entrada da Pfizer e da Exolum substituiu a PSA e a Faurécia, que integravam a lista em 2023.
Entre as principais importadoras, a Mercadona foi a grande novidade de 2024, juntando-se a gigantes como a Petrogal, Volkswagen Autoeuropa, Bosch, Pingo Doce, Eli Lilly, Lidl, ITX Portugal — Confeções, SIVA e Mercedes Benz. Em contrapartida, a Galp Gás Natural saiu do ‘ranking’. Estes números evidenciam a força da indústria automóvel, energia, aviação, distribuição e farmacêutica na economia portuguesa.
O INE revelou também que as exportações cresceram 2,5% em 2024, alcançando os 79.285 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 1,9%, atingindo os 107.171 milhões de euros. O mercado alemão foi o que mais impulsionou este crescimento, registando um aumento de 17,8% nas exportações, consolidando-se como o segundo maior destino dos produtos portugueses, com um peso de 12,3%. A Espanha, que se manteve como principal mercado de destino das exportações nacionais, registou um crescimento de 3,5%, com destaque para produtos alimentares, bebidas e fornecimentos industriais.
Com um crescimento expressivo no comércio internacional, Portugal reforça a sua posição no mercado europeu, com empresas nacionais a consolidarem-se entre as mais fortes em exportação e importação.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
E se a Autoeuropa encerrar? 🤔