PaísPalmela

Petição online protesta contra regresso de touradas ao Pinhal Novo

Um grupo de residentes da Vila de Pinhal Novo, Palmela, está a divulgar uma petição online, em protesto contra a realização de uma tourada durante o evento ‘Pinhal Novo em Festa’, que este ano substitui as Festas Populares do Pinhal Novo.

A corrida de touros está programada para o dia 11 de Junho, e os peticionários dirigem o seu apelo ao Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro e ao Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Almeida.

«Somos um grupo de residentes, domiciliados e amigos da freguesia de Pinhal Novo que, embora reconhecendo que as touradas são permitidas e reguladas por lei, pretende contestar o regresso das corridas de touros a esta localidade, requerendo que o evento seja excluído da programação das festas populares» refere a Petição.

Relembram que «desde 2016 que não são realizadas corridas de touros no Pinhal Novo. Durante 6 anos celebrámos as festas populares anuais da nossa localidade num ambiente de paz e sossego sem qualquer necessidade de inclusão daqueles espectáculos na lista de eventos.»

Os peticionários consideram ainda que «a tauromaquia é um espectáculo que divide a sociedade portuguesa, algo que deve exigir aos representantes públicos eleitos a adopção de uma posição neutra, que passe por não apoiar, directa ou indirectamente, o regresso das actividades tauromáquicas ao Pinhal Novo.

Ao permitirem e promoverem o regresso das corridas de touros, os representantes da população estarão a agir de uma forma que consideramos lamentável e que apenas podemos reportar com uma cedência inaceitável ao lobby tauromáquico.»

Para os peticionários, os autarcas devem assumir «uma posição neutral» e pedem que «mantenham as festas da nossa terra um evento convidativo para todos e não apenas para alguns, retirando para o efeito do programa de festas todo e qualquer evento tauromáquico».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito