Petição online exige ‘Um Melhor Serviço da Carris Metropolitana’
A nova Carris Metropolitana iniciou a sua actividade há um mês, nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, mas nem tudo correu conforme o previsto, e as queixas dos utilizadores multiplicaram-se.
Uma das formas de protesto de quem utiliza este serviço passou pela criação de uma petição online, dirigida às administrações da Transportes Metropolitanos de Lisboa, da TML ALSA TODI e aos presidentes dos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.
«A ALSA TODI, empresa que ganhou o concurso para operar o transporte rodoviário de passageiros nos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, não conseguiu cumprir com o contratado e com isso, para além de causar aos utentes inúmeros prejuízos e transtornos pessoais e profissionais, frustrou as expetativas criadas» lê-se na petição.
«Perante este quadro exigimos da Carris Metropolitana, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) que sejam envidados todos os esforços para que seja dada resposta o mais rapidamente possível à oferta anunciada para entrar em vigor no dia 1 de junho.»
Nesta, os utilizadores enumeram os «velhos problemas» com que se consideram de novo confrontadps «como seja a falta de informação atempada das alterações que se iriam verificar em percursos e horários, a deficiente planificação da administração da Alsa Todi, com o problema da falta de oferta e com longos tempos de espera nas paragens de autocarro».
Perante isto, os utentes exigem «à Carris Metropolitana TML que acompanhe de perto as medidas que a ALSA TODI está a tomar para que o serviço publico rodoviário de passageiros que se comprometeu a efetuar seja cumprido; que seja efetuado com antecedência um plano de informação aos utentes dos novos horários e carreiras, junto das paragens onde normalmente existe serviço; que a entrada em funcionamento seja monitorizada de modo a serem colmatadas falhas que se venham a verificar e efetuados os ajustes necessários tal como está previsto no contrato e que seja acautelada a adequação do tipo de viaturas à procura, nomeadamente através de autocarros de maior dimensão nos períodos de ponta de modo a satisfazer as necessidades de transporte dos utentes».
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito