Petição com 15 mil assinaturas exige hospital no Seixal e pressiona Governo
O presidente da Câmara do Seixal vai entregar no Parlamento uma petição com mais de 15 mil assinaturas a exigir a construção urgente do Hospital do Seixal, um projeto prometido há anos e sucessivamente adiado pelo Governo.

O Seixal volta a fazer ouvir a sua voz na luta pela construção do Hospital de Proximidade do Seixal. Na próxima quinta-feira, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, vai entregar na Assembleia da República uma petição assinada por mais de 15 mil pessoas, exigindo avanços concretos para a concretização desta infraestrutura essencial.
A petição não só reforça a necessidade urgente do novo hospital, como também sublinha a carência de mais profissionais de saúde nas unidades de cuidados primários, garantindo um médico de família para todos os utentes e a requalificação dos centros de saúde existentes, incluindo a ampliação do centro de saúde de Fernão Ferro.
A autarquia do Seixal sublinha que a construção do hospital é uma prioridade absoluta, apontando a rutura do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que há muito tempo se encontra sem capacidade para dar resposta adequada à população da região.
O novo hospital servirá cerca de 350 mil habitantes dos concelhos do Seixal e Almada, funcionando em articulação com o Hospital Garcia de Orta. “Esta petição é mais um passo nesta longa luta face às promessas incumpridas do Governo”, afirmou Paulo Silva em comunicado.
Nos últimos anos, a população demonstra o seu descontentamento mediante diversas iniciativas como cordões humanos, caminhadas e manifestações. Desde 2015, que a Assembleia da República reconheceu a urgência deste hospital, mas até hoje as promessas de investimento têm sido constantemente adiadas.
Em 2017, o Orçamento do Estado previa 10 milhões de euros para relançar o projeto, mas apenas em 2018 foi possível avançar com um novo concurso, após a câmara assumir os custos das acessibilidades no valor de três milhões de euros. Contudo, o projeto continua emperrado, aguardando-se uma definição da entidade que assumirá a responsabilidade após a extinção da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A petição que será entregue ao Parlamento conta com o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal do Seixal, as juntas de freguesia locais, a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal e a Plataforma Juntos pelo Hospital do Seixal.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito