
Um importante meio de comunicação internacional avançou a possibilidade de a bolha imobiliária voltar a rebentar e Portugal estará na linha da frente caso isto acontecer. No país é mais difícil comprar ou alugar uma casa e o concelho de Sesimbra não é exceção. Muitas pessoas optam pelo aluguel para não pagarem IMI ou elevados empréstimos bancários para poderem adquirir habitação própria.
Casas de pequenas dimensões estão a ser arrendadas por 300 euros ou 500 euros. Na Quinta do Conde existem pessoas que aceitam dar até 1.100 euros de renda mensal. Estes são alguns dos valores que estão a ser praticados pelo mercado. Nesta vila, existe um apartamento T3 totalmente mobilado onde o arrendatário pede este valor mensal, um mês de caução e não aceitam animais de estimação. Os arrendamentos tendem a aumentar no verão ou se estivermos a falar de casas com bons acessos (como é o caso dos apartamentos na Cotovia ou em Sesimbra). No verão, especialmente na vila, muitas pessoas aproveitam para alugar as suas casas e acabam por viver os meses de verão em garagens ou em outros espaços. Para combater esta situação, a autarquia lançou uma oferta pública para comprar mais de 130 fogos.
Estes serão colocados para um arrendamento com baixos valores, o que vai ser benéfico tanto para famílias de baixos recursos como para jovens. Na freguesia do Castelo muitas pessoas, especialmente emigrantes, estão a bater às portas a procurarem quartos para alugar. Estas pessoas, que não tem dinheiro para alugar sozinhos uma casa completa, procuram esta forma para arranjar um lugar para viverem com condições.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito