Pescador moçambicano morre durante faina ao largo do porto da Figueira da Foz
Homem caiu ao mar ao largo da Figueira da Foz

Um homem de 47 anos, de nacionalidade moçambicana, morreu esta madrugada após, alegadamente, ter caído ao mar durante a prática da atividade da pesca, a cerca de 12 milhas náuticas (aproximadamente 22 quilómetros) do porto da Figueira da Foz.
Conforme o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi recebido pelas 01h00, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), «e foram de imediato iniciadas buscas no local pelos tripulantes da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz e do Comando Local da Polícia Marítima da Figueira da Foz até ao nascer do sol, juntando-se depois uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
Foram também ativados para o local o NRP D. Francisco de Almeida e o NRP Viana do Castelo, da Marinha Portuguesa.»
O corpo foi detetado a flutuar pela embarcação de pesca onde seguia a vítima, tendo sido recolhido pela embarcação da Estação Salva-vidas, que o transportou para o cais da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, onde aguardava o médico do INEM, que elaborou o auto de verificação do óbito.
Após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Coimbra pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, acompanhados por uma viatura da Polícia Marítima.
O Comando Local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência.
Segundo o que foi possível apurar pela AMN, durante a faina a vítima encontrava-se a operar sem o colete de salvação envergado.
A Autoridade Marítima Nacional alerta para a importância da utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que diminui o risco de afogamento, e adverte para a implementação permanente de uma cultura de prevenção e segurança entre os tripulantes das embarcações.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito