Pesca em Sesimbra tem um impacto significativo no setor nacional
Só o peixe-espada-preto gerou 6 milhões de euros em 2024. A pesca em Sesimbra continua a ser um pilar essencial a nível local, com impacto significativo no setor nacional.

A pesca continua a impulsionar a economia de Sesimbra e do país. Em 2024, a lota de Sesimbra transacionou quase 23 mil toneladas de pescado, representando 22% do volume total das lotas nacionais e 71% da quantidade movimentada pela Delegação Centro Sul.
Os proveitos do setor atingiram 33 milhões de euros, valor apenas superado pela lota de Peniche, que registou um volume de negócios de 38 milhões de euros.
As espécies transacionadas
Entre as espécies mais transacionadas em Sesimbra destacam-se a cavala, o carapau, a sardinha e o peixe-espada-preto. Este ultimo, com um papel de relevo na economia local, gerou 6 milhões de euros, o que corresponde a 19% do total da lota.
A necessidade de uma variante
Dada a importância do setor para o concelho, a Câmara Municipal de Sesimbra continua a defender a construção de uma variante para o Porto de Abrigo, que facilitaria o transporte de mercadorias e melhoraria o acesso ao porto. A autarquia considera esta infraestrutura essencial para otimizar a logística da pesca, uma reivindicação que se mantém há vários anos.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito