Perto de oitocentas reclamações sobre Educação no Portal da Queixa
Educação motiva queixas de pais e encarregados de educação
O Portal da Queixa registou desde o início deste ano um total de 767 reclamações dirigidas ao Ministério da Educação (ME) e seus organismos por parte dos pais e os encarregados de educação.
Entre 1 de janeiro e 9 de setembro foi registado um aumento ‘expressivo’ de 133% face a 2019, que no período homólogo, registou apenas 329 queixas, refere o Portal da Queixa.
Entre as reclamações estão as dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas, site através do qual se processaram este ano as matrículas ou renovação; problemas referentes aos livros escolares, concretamente, com os vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME), bem como, as dificuldades técnicas verificadas no acesso a ambos os portais.
Depois há as queixas por falta de vagas, da não colocação dos alunos nas escolas solicitadas e da falta de resposta dos organismos afetos ao ME.
«No Portal da Queixa, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de apenas 26.2% e de 6.3% de taxa de solução, deixando os consumidores, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta.
O Índice de Satisfação do ME está pontuado em 16.9 (em 100).»
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