Distrito de Leiria
Em Destaque

Peregrinos enchem Santuário de Fátima para cerimónias de Maio

Centenas de fiéis já se encontram no recinto do Santuário de Fátima, antecipando as cerimónias da peregrinação deste domingo. Presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, as celebrações começam às 21h30 com a recitação do rosário e a procissão das velas.

Desde as primeiras horas da manhã, peregrinos têm convergido para o local, muitos após longas caminhadas até à Cova da Iria. Nos estabelecimentos próximos, filas formavam-se logo cedo para o pequeno-almoço e pequeno-almoço.

Este ano, o tema da peregrinação, “Chamados ao Encontro“, ressoa com os preparativos para o Jubileu de 2025, conforme explicou o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas. “É o tema proposto pelo Papa Francisco para toda a Igreja“, destacou.

O santuário mobilizou cerca de 200 voluntários, entre Servitas e escuteiros, para apoiar os peregrinos em diversas áreas, desde liturgia até sistemas de informação.

As cerimónias oficiais iniciam às 21h30 com a recitação do rosário e a procissão das velas, seguidas da celebração da Palavra, presidida pelo cardeal Juan José Omella. A noite culmina com uma vigília de oração, precedendo a procissão eucarística das 7h00 de segunda-feira e a missa internacional às 10h00, seguida pela tradicional procissão do Adeus.

Além do cardeal espanhol e do Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, 17 bispos portugueses e o bispo de Tete (Moçambique) estarão presentes nas cerimónias, enriquecendo o evento com a sua participação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito