Distrito de Lisboa

Peregrinos da JMJ burlados por falsos motoristas TVDE e por ‘ladrões de refeições’

PSP já recebeu inúmeras denúncias para dois esquemas de burla em Lisboa.

A PSP alerta para o facto de que vários peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) têm sido vítimas de especulação por falsos motoristas TVDE, num esquema implementado no aeroporto e junto aos interfaces de transportes públicos de Lisboa.

A autoridade já recebeu várias denúncias relativamente a dois esquemas criminosos, criados para aproveitar o movimento gerado pelo evento que começou esta terça-feira na capital portuguesa.

No primeiro esquema, condutores não credenciados estacionam as suas viaturas junto ao aeroporto ou perto das paragens dos autocarros ou metro e, fazendo-se passar por motoristas TVDE, abordam os peregrinos com o pretexto de estarem ao serviço da JMJ.

Ainda segundo a PSP, os falsos motoristas referem que as viaturas que conduzem estão dedicadas exclusivamente ao evento, mas, no final da viagem, “cobram quantias avultadas pelas deslocações, na ordem das centenas de euros”.

A PSP esclarece que este esquema “constitui a prática do crime de especulação” e informa “todos os cidadãos que se deslocam à Área Metropolitana de Lisboa, para participar na JMJ, que não existem transportes dedicados à Jornada para além daqueles que tenham sido pré-estabelecidos com a organização”.

O outro esquema de burla está relacionado com a utilização abusiva dos QR Codes das credenciais distribuídas no âmbito da JMJ. Neste caso, “os suspeitos tiram fotografias das credenciais e depois utilizam os QR Codes para terem acesso às refeições da rede de restauração dedicada à Jornada, impossibilitando o titular da credencial de usufruir da refeição a que tinha direito”. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito