Península de Setúbal integra Caminhos de Santiago
A Igreja de Santiago iniciou ontem as Comemorações do Dia de Santiago, em Palmela. Há 20 anos que se discutia a integração do percurso da Península de Setúbal nos Caminhos oficiais de Santiago de Compostela. Um “dia muito importante na história do nosso concelho”, diz o vice-presidente Luís Oliveira Calha.
A Câmara de Palmela, em junção com o município de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, organizaram uma programação gratuita entre os dias 25 de julho e 25 de agosto. Na cerimónia de abertura foi apresentada a variante do percurso da Península de Setúbal do Caminho de Santiago.
“É um dia muito importante na história do nosso concelho”, salienta Luís Oliveira Calha, vice-presidente e vereador do turismo de Palmela.
O município foi sede do ramo português da Ordem de Santiago até ao século XIX e celebra, anualmente, este dia.
Espera-se que esta novidade atraia muita atenção dos peregrinos nacionais e estrangeiros.
Existem evidências históricas da passagem de peregrinos na região da Península de Setúbal.
“Foi a partir dessas evidências históricas que passámos a sinalizar o percurso” explicou o vice-presidente ao Diário do Distrito.
O Caminho Português da Costa, que liga 10 concelhos costeiros a Santiago de Compostela, está certificado desde fevereiro de 2022 e é atualmente um dos itinerários jacobeus mais percorridos.
Juntam-se a este percurso os municípios de Alcácer, Vendas Novas, Barreiro e Setúbal, que terão ligação até Santiago de Compostela.
Centenas de milhares de pessoas percorrem todos os anos os Caminhos de Santiago.
Há mais de 20 anos que Palmela tem tentado integrar os caminhos oficiais. “Tanto Setúbal e Palmela têm uma identidade forte e esperamos que alguns peregrinos iniciem aqui o percurso”, explica o representante da Associação de Peregrinos Via Lusitana, José Luís.
Este tipo de peregrinos apresenta características que o distingue. Ao contrário dos peregrinos de Fátima, “viajam em grupos menores e muitos vão com menos pressa de chegar”, parando para “consumir” em diversos estabelecimentos, diz o representante.
Agora, com tudo sinalizado e preparado para receber os peregrinos, espera-se que Setúbal capitalize na atratividade deste percurso.
“A nossa aposta é que o nosso território seja procurado e visitado, e que os turistas permaneçam no nosso concelho, que conheçam a nossa cultura, que consumam os nossos produtos”, diz o vice-presidente.
Ontem, as portas da Igreja de Santiago abriram-se às 17h30 para um concerto de piano. A seguir, apresentou-se a variante do traçado da Península de Setúbal e a exposição de fotografia de António Luís Campos.
Estes eventos foram organizados pelo Município de Palmela e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Aexposição de fotografia está patente até 25 de agosto, de 3.ª a domingo, das 10h00-13h00 e das 14h00-18h00, na Igreja de Santiago, Palmela.
A 27 de julho, às16h00, acontece uma visita guiada à pousada de Palmela (antigo Convento dos Freires-Cavaleiros da Ordem de Santiago).
No dia 10 de agosto, às16h30, é apresentado o livro “282-O último caminho será sempre o primeiro”, de Luís Ferreira.
Para aceder a toda a programação consulte o site da Câmara Municipal de Palmela, aqui.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito