Pegadas de Dinossauros: UNESCO confere destaque internacional a Monumento em Ourém
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas, com uma área de 54,01 hectares, está situado na localidade do Bairro, no extremo leste da Serra de Aire, dentro do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Os geossítios no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros fazem parte da mais recente publicação do livro “The Second 100 IUGS Geological Heritage Sites”.
A UNESCO atribui esta distinção aos locais geológicos de “elevada relevância científica internacional”, explica o site da ICNF.
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas, com uma área de 54,01 hectares, está situado na localidade do Bairro, no extremo leste da Serra de Aire, dentro do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, distrito de Santarém.
Este monumento natural preserva um significativo registro icnofóssil (fóssil de atividade biológica) do período Jurássico, representado pela jazida paleontológica da Pedreira do Galinha, um dos mais relevantes patrimônios paleontológicos de Portugal.

O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas e da Jazida com Pegadas de Dinossáurios de Vale de Meios, Santarém torna-se, assim, numa referência global para estudos científicos internacionais na área da geologia.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito