DesportoPalmela

Pedro Pichardo, homenageado no Pinhal Novo, lamenta a falta de apoio aos atletas

Evento ocorrido na tarde desta segunda-feira, na Escola Secundária de Pinhal Novo, em que Pichardo mostrou a medalha ganha na Liga Diamante deste sábado.

Na homenagem intitulada “Garra de Campeão”, Pedro Pichardo foi recebido no auditório da Escola Secundária de Pinhal Novo com muitos aplausos por parte dos alunos e docentes presentes na sala, na companhia da sua família e equipa.

O evento começou com um pequeno vídeo de apresentação do percurso do atleta, tendo sido lembrado o seu recorde no triplo salto com 18,04m, um salto maior do que a largura do auditório da escola, que é de 17m, conforme foi lembrado na cerimónia.

Passando para as intervenções, estas foram abertas pela Diretora da Escola Maria Isabel Catarino, que, devido à participação do atleta em vários eventos sobre desporto e por todo o seu percurso, “já o consideramos da casa”. De igual modo se pronunciou Rui Vieira, representante do Comité Olímpico de Portugal, que deu os parabéns ao atleta, ao treinador, à família, e à autarquia, e revelou que “vibrei aquele centímetro”, no triplo salto em Paris, nos Jogos Olímpicos de 2024.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Palmela Álvaro Amaro, que também foi docente daquela instituição, saudou o “campeão e amigo” Pedro Pichardo, que “não se contenta em estar entre os melhores do mundo, e que quer sempre mais”. “É com rigor e exigência que se formam os melhores em todas as áreas da vida”, salientou o autarca, que também aproveitou a ocasião para destacar o “contributo modesto” da autarquia no investimento do desporto, sobretudo desporto adaptado, como judo e natação, com sessões semanais durante o ano letivo. Álvaro Amaro também aproveitou a ocasião para chamar a atenção para a importância do desporto escolar, num contexto em que apenas 20% da população pratica desporto, pedindo uma visão global do desporto escolar e a integração da medicina desportiva na Estratégia Nacional de Saúde Pública.

Por fim, chegou a intervenção de Pedro Pichardo, medalhado na Liga Diamante, que pousou com a medalha conquistada no sábado. No seu discurso, convidou as pessoas a fazerem atividade física, pedindo para que hajam “mais Pedros Pichardos nos Jogos Olímpicos”. Seguiu-se uma sessão de autógrafos, com postais do atleta, contendo uma imagem do salto feito no Campeonato do Mundo de Atletismo 2022, e uma curta biografia, juntamente com uma explicação da modalidade de triplo salto.

Em declarações aos jornalistas, o atleta sublinhou a falta de apoio dado aos desportistas, em que deu o seu exemplo, por ter de pagar muitas das suas participações em competições “do próprio bolso”, e por não ter um fisioterapeuta exclusivamente dedicado a ele desde 2019. Se no primeiro, não existe o “reconhecimento” pelos atletas que representam Portugal nas competições internacionais, no segundo, a questão prende-se com as diferenças físicas que existe entre os atletas, com o fator idade a começar a pesar. Exemplo disso foi a lesão que Pedro Pichardo teve no ano passado, e que o obrigou a estar afastado da pista, devido à falta de acompanhamento especializado, conforme sublinhou.

Pedro Pichardo revelou, ainda, que irá iniciar conversações com o Primeiro-Ministro Luís Montenegro e com o presidente do Benfica Rui Costa, no sentido de tomar a sua decisão em relação à “reforma”, que começou a ser falada em agosto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito