Na homenagem intitulada “Garra de Campeão”, Pedro Pichardo foi recebido no auditório da Escola Secundária de Pinhal Novo com muitos aplausos por parte dos alunos e docentes presentes na sala, na companhia da sua família e equipa.
O evento começou com um pequeno vídeo de apresentação do percurso do atleta, tendo sido lembrado o seu recorde no triplo salto com 18,04m, um salto maior do que a largura do auditório da escola, que é de 17m, conforme foi lembrado na cerimónia.
Passando para as intervenções, estas foram abertas pela Diretora da Escola Maria Isabel Catarino, que, devido à participação do atleta em vários eventos sobre desporto e por todo o seu percurso, “já o consideramos da casa”. De igual modo se pronunciou Rui Vieira, representante do Comité Olímpico de Portugal, que deu os parabéns ao atleta, ao treinador, à família, e à autarquia, e revelou que “vibrei aquele centímetro”, no triplo salto em Paris, nos Jogos Olímpicos de 2024.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Palmela Álvaro Amaro, que também foi docente daquela instituição, saudou o “campeão e amigo” Pedro Pichardo, que “não se contenta em estar entre os melhores do mundo, e que quer sempre mais”. “É com rigor e exigência que se formam os melhores em todas as áreas da vida”, salientou o autarca, que também aproveitou a ocasião para destacar o “contributo modesto” da autarquia no investimento do desporto, sobretudo desporto adaptado, como judo e natação, com sessões semanais durante o ano letivo. Álvaro Amaro também aproveitou a ocasião para chamar a atenção para a importância do desporto escolar, num contexto em que apenas 20% da população pratica desporto, pedindo uma visão global do desporto escolar e a integração da medicina desportiva na Estratégia Nacional de Saúde Pública.
Por fim, chegou a intervenção de Pedro Pichardo, medalhado na Liga Diamante, que pousou com a medalha conquistada no sábado. No seu discurso, convidou as pessoas a fazerem atividade física, pedindo para que hajam “mais Pedros Pichardos nos Jogos Olímpicos”. Seguiu-se uma sessão de autógrafos, com postais do atleta, contendo uma imagem do salto feito no Campeonato do Mundo de Atletismo 2022, e uma curta biografia, juntamente com uma explicação da modalidade de triplo salto.
Em declarações aos jornalistas, o atleta sublinhou a falta de apoio dado aos desportistas, em que deu o seu exemplo, por ter de pagar muitas das suas participações em competições “do próprio bolso”, e por não ter um fisioterapeuta exclusivamente dedicado a ele desde 2019. Se no primeiro, não existe o “reconhecimento” pelos atletas que representam Portugal nas competições internacionais, no segundo, a questão prende-se com as diferenças físicas que existe entre os atletas, com o fator idade a começar a pesar. Exemplo disso foi a lesão que Pedro Pichardo teve no ano passado, e que o obrigou a estar afastado da pista, devido à falta de acompanhamento especializado, conforme sublinhou.
Pedro Pichardo revelou, ainda, que irá iniciar conversações com o Primeiro-Ministro Luís Montenegro e com o presidente do Benfica Rui Costa, no sentido de tomar a sua decisão em relação à “reforma”, que começou a ser falada em agosto.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito