Setúbal

Parceria entre Politécnico de Setúbal e Universidade Húngara MATE reforça laços mediante protocolo de mobilidade

Politécnico de Setúbal e Universidade Húngara MATE consolidam colaboração com acordo que impulsiona intercâmbio de estudantes e pessoal.

O Politécnico de Setúbal (IPS) e a Universidade Húngara de Agricultura e Ciências da Vida (MATE) firmaram um protocolo visando aprofundar a cooperação já existente entre as duas instituições de ensino superior. A presidente do IPS, Ângela Lemos, e a vice-presidente para a Internacionalização, Luísa Carvalho, lideraram a delegação do IPS que se deslocou à Hungria para a assinatura do documento. Este estabelece um novo impulso para a mobilidade de estudantes e pessoal docente e não docente entre as duas instituições.

Durante o encontro, foram delineadas potenciais áreas de colaboração em pesquisa, assim como programas de dupla titulação, com foco em tecnologias, especialmente Biotecnologia, além de Gestão e Educação.

O protocolo integra-se no programa Pannónia, iniciativa do Governo da Hungria para fortalecer a internacionalização do seu ensino superior. Além disso, resulta da parceria já existente entre o IPS e a MATE no âmbito do programa Erasmus+, especificamente na dimensão da mobilidade internacional (Key Action 1: Mobilidade de estudantes e pessoal do ensino superior). Ambas as instituições são também membros fundadores da aliança universitária europeia E³UDRES², com um foco destacado em pesquisa para o desenvolvimento regional.

O programa Pannónia concede bolsas para mobilidade a estudantes, docentes, pesquisadores e pessoal não docente, em duas categorias: bolsas gerais, abrangendo períodos curtos e longos para a comunidade académica, e bolsas para estudantes de destaque, contemplando apenas mobilidades de longa duração e em formato híbrido.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito