Madeira
Em Destaque

Parapente termina em susto na Madeira: turista alemão resgatado após operação aérea dramática

Um praticante de parapente de 28 anos, de nacionalidade alemã, foi resgatado hoje junto ao farol da Ponta do Pargo, na Madeira, após ter ficado isolado desde domingo devido às condições meteorológicas adversas. 

A operação, coordenada pela Autoridade Marítima Nacional em articulação com várias entidades, contou com o recurso a um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa e culminou no sucesso às 13:20, quando o jovem foi retirado do local e transportado para o Funchal.

O incidente começou no final da tarde de domingo, quando o praticante de parapente ficou encurralado numa área de difícil acesso junto ao farol da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. As más condições atmosféricas impediram as primeiras tentativas de resgate, levando a operação a ser retomada na manhã de hoje com o auxílio de um helicóptero estacionado no Porto Santo.

Após várias tentativas frustradas, a equipa de resgate conseguiu finalmente retirar o jovem em segurança. Ele foi transportado para o Aeroporto da Madeira e, em seguida, encaminhado para uma unidade hospitalar no Funchal para avaliação médica.

A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em estreita colaboração com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) da Marinha Portuguesa. Este resgate evidenciou a importância da rápida mobilização de meios de socorro aéreos em situações de emergência e a eficácia da coordenação entre as diferentes entidades envolvidas.

O caso destaca os riscos associados à prática de atividades ao ar livre em condições meteorológicas adversas, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso, como o farol da Ponta do Pargo, um ponto turístico conhecido pelas suas vistas deslumbrantes, mas exposto às intempéries.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito