Papa apela ao acolhimento de migrantes e refugiados para criação de ‘pontes’ entre povos
Papa apela à integração de migrantes

O Papa Leão XIV apresentou a sua primeira exortação apostólica, ‘Dilexi te’, publicada esta quinta-feira pelo Vaticano.
Nesta, o Sumo Pontífice apela ao acolhimento dos migrantes e refugiados, com a construção de ‘pontes’ entre os povos.
O documento ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te), que começou a ser preparado pelo Papa Francisco, reafirma a presença histórica e pastoral da Igreja junto dos migrantes, evocando figuras e iniciativas que marcam o acompanhamento das pessoas migrantes, como São João Batista Scalabrini e Santa Francisca Xavier Cabrini, promovendo assistência espiritual, jurídica e social.
«A Igreja, como mãe, caminha com os que caminham. Onde o mundo vê ameaça, ela vê filhos; onde se erguem muros, ela constrói pontes.
Pois sabe que o Evangelho só é credível quando se traduz em gestos de proximidade e de acolhimento; e que em cada migrante rejeitado, é o próprio Cristo que bate às portas da comunidade» escreveu o Papa Leão XIV.
«O magistério contemporâneo reafirma com clareza este compromisso. O Papa Francisco recordava que a missão da Igreja junto aos migrantes e refugiados era ainda mais ampla, insistindo que ‘a resposta ao desafio colocado pelas migrações contemporâneas pode-se resumir em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar’».
O Papa frisa que «a Igreja vê nos migrantes ‘irmãos e irmãs’ a acolher e respeitar» e relembra que «a presença atual da Igreja junto dos migrantes concretiza-se em centros de acolhimento para refugiados, missões nas fronteiras e ações de organizações como a ‘Caritas Internationalis’».
E recorre à Bíblia para relembrar que «a experiência da migração acompanha a história do povo de Deus. Abraão parte sem saber para onde vai; Moisés conduz um povo peregrino pelo deserto; Maria e José fogem com o Menino para o Egito. O próprio Cristo viveu entre nós como estrangeiro.»
Fonte: Agência Ecclesia
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







