PalmelaSociedade

Palmela reforça apoio aos bombeiros voluntários do concelho

Autarquia garante continuidade do apoio às corporações e às equipas de intervenção permanente. Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro decorrem ao longo de maio.

Compromisso renovado com os bombeiros voluntários em Palmela

A Câmara Municipal de Palmela reafirmou o compromisso de continuar a apoiar as associações de bombeiros voluntários do concelho e assegurar o funcionamento das equipas de intervenção permanente.

A presidente da autarquia, Ana Teresa Vicente, deixou esta garantia durante as comemorações do 75.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo. Esta é uma iniciativa que assinala igualmente o arranque das celebrações do Dia Municipal do Bombeiro, comemorado a 24 de maio.

De facto, a autarca reiterou o apoio municipal às seis equipas de intervenção permanente atualmente em atividade no concelho. Além disso, sublinhou que o município continuará a trabalhar em conjunto com as associações humanitárias para encontrar “outras formas de apoio” consideradas adequadas às necessidades do território e das populações.

Homenagem aos 75 anos dos Bombeiros de Pinhal Novo

Durante a cerimónia, Ana Teresa Vicente destacou o percurso da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, considerando que os 75 anos da instituição “refletem a solidez de um percurso conquistado a pulso, com muito trabalho”.

Por outro lado, a presidente da Câmara deixou palavras de reconhecimento dirigidas aos bombeiros e a todos os que integraram a associação ao longo das últimas décadas. Esses elementos incluem também dirigentes, comandos, corpos ativos, equipas de apoio e respetivas famílias.

Foto: Câmara Municipal de Palmela.

Prevenção e sensibilização junto das escolas

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro incluem várias ações de sensibilização e prevenção junto da comunidade escolar. O programa contempla simulacros de sismo em estabelecimentos de ensino do concelho, envolvendo crianças desde o pré-escolar, bombeiros, GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Segundo a autarca, estas iniciativas procuram reforçar a sensibilização das famílias para questões de segurança e proteção civil. Dessa forma, contribuem para uma maior capacidade de resposta perante situações de emergência.

Desafios futuros exigem resposta reforçada

Numa referência ao início de um novo mandato autárquico, Ana Teresa Vicente assumiu assim um compromisso pessoal e institucional de continuidade no apoio às corporações.

A presidente da autarquia apontou ainda os desafios associados ao crescimento demográfico e aos grandes investimentos previstos para a região, como o novo aeroporto, a alta velocidade ferroviária, a terceira travessia do Tejo e novas infraestruturas rodoviárias, sublinhando então que estas transformações continuarão a exigir uma forte capacidade de resposta dos bombeiros.

Programa culmina a 24 de maio

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro prolongam-se durante todo o mês de maio. Elas incluem exposições, simulacros e exercícios conjuntos entre as diferentes entidades de proteção e socorro.

O ponto alto das celebrações acontece a 24 de maio, com cerimónias nos quartéis de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura.

Por fim, o programa prevê o hastear das bandeiras e toque de sirene, desfile apeado e motorizado no Jardim José Maria dos Santos e uma sessão solene no Auditório Municipal de Pinhal Novo. Nesse mesmo local, serão entregues medalhas de comportamento exemplar aos bombeiros distinguidos.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela