Palmela
Em Destaque

Palmela: Homem morre após aguardar mais de uma hora por socorro médico

Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denuncia falta de ambulâncias

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou o caso de um homem que morreu esta sexta-feira em Palmela após ter esperado mais de uma hora pela viatura médica de emergência.

A chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi feita pelas 14h45 e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) apenas chegou ao local pelas 15h52, mais de uma hora depois, avança a Lusa.

No caso desta mulher, classificado como prioridade 1 segundo os parâmetros definidos no início do ano pelo INEM, a resposta deve ser imediata.

Este não foi o único caso ocorrido no distrito de Setúbal, segundo o presidente do sindicato, Rui Lázaro.

Entre as várias denúncias que o STEPH recebeu estão dois casos classificado como prioridade 1, que não tinham VMER disponível no imediato: um deles, em Santo António da Charneca, Barreiro, de uma mulher com dificuldades respiratórias e reação alérgica cuja chamada foi recebida pelas 14h38 e a Cruz Vermelha foi acionada quase meia hora depois; o outro caso, na Quinta do Anjo (Palmela), foi o de uma mulher com dor torácica cujo pedido de socorro foi feito pelas 14h46 e a moto de Setúbal foi acionada 20 minutos depois.

O presidente do sindicato alertou também para o facto de haver vários casos de viaturas inoperacionais por avaria que não são substituídas por falta de viaturas de reserva.

Um dos casos ocorreu na quarta-feira quando uma das duas ambulâncias do INEM de Setúbal esteve parada durante a tarde (entre as 13h30 e as 18h00), porque avariou, tendo sido solicitada uma a Pombal, que viria também a avariar.

Também esta sexta-feira, desta feita no Seixal, uma avaria fez com que a Ambulância de Emergência Médica estivesse inoperacional mais de uma hora.

Segundo a mesma fonte, a logística não tinha nenhuma viatura de substituição/reserva para a área de Lisboa e Vale do Tejo e neste momento INEM tem cerca de 40 viaturas em oficina para reparação.

«São sempre dezenas [em oficina], mas o expectável é que cada delegação tenha algumas de reserva», afirmou Rui Lázaro citado pela Lusa, acrescentando que, ao dia de hoje, nem a delegação Norte, nem Lisboa e Vale do Tejo têm uma única viatura de substituição.

A Lusa questionou o INEM sobre a situação da frota e aguarda resposta.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading