Palmela

Palmela entrega novas habitações e dá esperança a famílias com apoio ao arrendamento

Palmela avança com a entrega de novas habitações sociais, proporcionando um lar digno para mais 11 famílias no concelho.

A Câmara Municipal de Palmela reforça a habitação social com a entrega de 11 novas casas em arrendamento apoiado. As habitações, distribuídas por Pinhal Novo, Palmela e Aires, foram oficialmente entregues após uma cerimónia de assinatura de contratos, que decorreu a 31 de outubro na Junta de Freguesia de Pinhal Novo. A entrega das chaves será feita nos dias 4 e 5 de novembro.

Este esforço habitacional representa um investimento total de 1.420.700 €, sendo financiado pelo Programa 1.º Direito e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Esta nova fase de atribuição de habitações insere-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) de Palmela, que prevê um total de 206 novas habitações até junho de 2026.

Durante a cerimónia, o presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, reforçou a importância da habitação digna, afirmando: “A casa é o primeiro passo para uma vida digna. É necessário estimarem este bem, sendo de todos.” O autarca sublinhou ainda que o município disponibiliza habitação pública, acessível e a custos controlados, mediante um protocolo a ser assinado em breve com uma cooperativa.

Atualmente, cerca de 300 famílias estão inscritas para receber apoio habitacional, com uma procura crescente entre os jovens que enfrentam dificuldades para sair de casa dos pais. Para acelerar o processo, o município aposta na aquisição e reabilitação de apartamentos, com foco na eficiência energética. Com esta nova entrega, a autarquia já atribuiu 39 habitações de um total de 59 apartamentos adquiridos, estando os restantes em fase de reabilitação.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito