Palmela

Palmela | Dia de Santiago celebra o peregrino

O Município de Palmela assinalou o Dia de Santiago 2022 com a inauguração de um Tapete de Arte Efémera e uma Exposição de Pintura alusiva ao Caminho de Santiago, e ainda a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre o Município de Palmela e a ABANCA Portugal, para restauro das esculturas de Santiago em depósito no Museu Municipal de Palmela.

Em pleno Ano Jacobeu, estará na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, o Tapete “Alfombra Mundial del Xacobeo 2022”, que resulta de um projeto em que participam mais de 260 cidades e vilas de 30 países, repartidos por cinco continentes. O desenho vencedor da edição de 2022 é da autoria de António Cunha e a elaboração do Tapete está a cargo de Isabel Curto Castan. A imagem do Tapete é composta por elementos alusivos ao Caminho e ao Ano Santo Jacobeu, designadamente, a vieira, o peregrino e a cruz de Santiago. Para a sua conceção, Isabel Curto Castan utiliza serradura de madeira, terra e sal.

Também até 21 de agosto estará patente a Exposição de Pintura de Mário Costa “Peregrinos no Caminhos de Santiago”, composta por 24 obras, nas técnicas de aguarela e acrílico sem tela.

Mário Costa nasceu em Unhais da Serra, Covilhã, e foi na sua terra que iniciou um percurso artístico, que soma hoje mais de 40 anos, levando-o a expor a sua vasta obra em vários pontos do país, em exposições individuais e coletivas. Esta é a primeira exposição do pintor ligada ao Caminho de Santiago, remetendo os visitantes para a vivência do que compõe a alma do Caminho: o peregrino. Um tema entrou na obra do pintor de uma forma quase inesperada quando, em 2009, fez o seu primeiro Caminho.

Para comemorar o Ano Jacobeu, vários monumentos um pouco por todo o país exibem uma projeção exterior dedicada ao Caminho de Santiago, e também Palmela associa-se a esta celebração: a parede exterior norte da Igreja de Santiago vai ser iluminada por esta projeção no período noturno, até 7 de agosto.

Recorde-se que para além da ligação histórica de Palmela à Ordem de Santiago, o concelho integra o Caminho de Santiago desde o ano passado. O Caminho de Santiago da Península de Setúbal foi apresentado, precisamente, no dia 25 de julho de 2021, no âmbito destas comemorações.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading