Palmela

Palmela | Centro de Saúde afixa cartaz a proibir a utilização de “telemóveis pessoais na unidade”

O cartaz já foi retirado, contudo será substituído por outro cartaz informativo.

Um leitor enviou ao Polígrafo (o primeiro jornal de fact-checking português) um pedido de  um aviso que, alegadamente, está exposto na entrada do Centro de Saúde da Quinta do Anjo, em Palmela, questionando a legalidade dessa mesma proibição.

Dirigindo-se aos utentes que “não é permitido por lei mexer nos telemóveis pessoais” dentro daquela unidade, pedindo ainda “favor de trazer exames em suporte de papel”. 

O polígrafo informa que “não existe qualquer disposição legal que remeta para o impedimento da utilização de telemóveis em unidades de saúde. Também não existe nenhuma proibição relativa à divulgação de exames médicos em formato eletrónico através do telemóvel”.

Fonte oficial da Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT), responsável pelo Centro de Saúde da Quinta do Anjo, confirma ao Polígrafo que a afixação do referido cartaz. Informa, no entanto, que já foi retirado. “Tratou-se de um lapso, pelo qual pedimos desculpa”, garantiu a entidade.

A ARS informou ainda ao jornal que será afixado outro cartaz com a seguinte informação: “Senhores utentes, sempre que tiverem resultados de exames/análises para mostrar ao médico, os mesmos devem ser apresentados em papel ou enviados para o seguinte endereço de email: ucsp.qanjo@arslvt.min-saude.pt.”

Em conclusão, a entidade assume que não existia fundamento legal para a proibição que informava anteriormente aos utentes. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito