Palmela

Palmela | Central Fotovoltaica do Conde recebe visita de Álvaro Amaro no Dia Mundial do Ambiente

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, esta segunda-feira, a Central Fotovoltaica do Conde recebeu a visita do presidente da Câmara de Palmela.

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, esta segunda-feira, a Central Fotovoltaica do Conde recebeu a visita do presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro.

“Este parque evitará a emissão para a atmosfera de seis mil toneladas de CO2/ano [dióxido de carbono/ano], contando com 25.000 módulos solares que produzirão energia limpa e competitiva para suprir o consumo anual de 5.000 residências”, indica a administração da central via comunicado.

A Central Fotovoltaica de Conde está em funcionamento desde Dezembro, com 13,5 megawatts (MW) de potência instalada, resultou de um investimento de 11 milhões de euros e é a segunda instalação fotovoltaica da Iberdrola em Portugal, depois da central de Algeruz II, em funcionamento desde Agosto, com capacidade de 27 MW.

O autarca de Palmela Álvaro Balseiro Amaro considerou que “este é um estudo de caso, a replicar, pela integração paisagística e pela postura de responsabilidade social e ambiental da empresa, que está a comprovar que é possível conjugar a produção de energia solar fotovoltaica com outros usos do solo, como tem sido induzido pela autarquia junto dos vários promotores com interesses no território”.

A Central, acrescentou, “já serve de local de pastoreio a um rebanho com cerca de sete dezenas de ovelhas, e irá alojar um apiário com 15 colmeias”. Está também em curso “a criação de cortinas arbóreas e arbustivas, bem como uma sementeira para restabelecer o material vegetal e fixar a fauna local”.

Ambos os parques fotovoltaicos pertencem ao lote obtido pela Iberdrola no leilão público realizado em 2019 pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, no qual a empresa foi a maior licitante vencedora, com um total de sete projectos. 

Fazem também parte deste lote as centrais solares de Alcochete I e II, com 46 de potência conjunta, que se encontram actualmente em funcionamento desde este mês de Maio. O lote obtido pela Iberdrola completa-se com os projectos Montechoro I e II, com 37 MW, em Albufeira, e Carregado, com 62 MW, em Alenquer, que já se encontra em construção. Quando todas essas instalações entrarem em operação, a Iberdrola já terá 185 MW fotovoltaicos em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito