
A tradicional Festa das Vindimas em Palmela, um dos eventos mais aguardados do ano, foi celebrada com grande pompa e circunstância neste domingo. O Cortejo dos Camponeses, que partiu do Chafariz D. Maria I e percorreu as ruas do Centro Histórico até ao Largo dos Paços do Concelho, marcou as festividades, como Filipe Cardoso, Grão-Mestre da Confraria do Moscatel explicou que “em outros tempos, a vindimas só era iniciada com a bênção do 1.º Mosto, aqui em Palmela, infelizmente a vindima já decorre devido às alterações climáticas, mas hoje este é o momento importante para todos os produtores”.
O evento ficou marcado também com a presença do Cardeal e Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, destacou o evento, com a solene Bênção do 1.º Mosto de 2024, seguido de uma homilia domingal.
A cerimónia contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Palmela e dos restantes vereadores, além do presidente da Assembleia Municipal e de André Ribeiro, presidente da Associação das Festas de Palmela. Os confrades da Confraria do Moscatel, bem como a Rainha e as Damas de Honor da festa, também estiveram presentes para prestigiar a ocasião.
Filipe Cardoso, realizou o tradicional teste de álcool ao 1.º Mosto, que registou uma graduação de 12,8 graus. Este momento solene foi antecipado por uma homenagem emotiva a duas figuras incontornáveis da Festa das Vindimas: Arnaldo Silva, ex-presidente da festa, e Carlos Pacheco, conhecido pela emblemática “pisa da uva”, ambos falecidos este ano. O tributo incluiu o simbólico soltar de duas pombas brancas durante a recolha do 1.º Mosto para análise.
O evento culminou com a entrega do 1.º Mosto às paróquias do concelho de Palmela, um gesto que reforça a ligação da comunidade local às suas tradições. Filipe Cardoso destacou que as uvas utilizadas para este 1.º Mosto foram generosamente oferecidas por todos os produtores do concelho, sublinhando o espírito de união e cooperação que caracteriza esta festividade.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito