Palmela celebra o brilhantismo dos atletas paralímpicos portugueses em Paris 2024
A Assembleia Municipal de Palmela prestou uma homenagem aos atletas paralímpicos portugueses que participaram nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, reconhecendo as suas conquistas e a importância da inclusão no desporto.

Na passada quinta-feira, dia 26 de setembro de 2024, a Assembleia Municipal de Palmela realizou uma saudação especial aos atletas paralímpicos portugueses que participaram nos Jogos Paralímpicos de Paris. O evento reuniu mais de 4 mil atletas de todo o mundo ao longo de 12 dias de competição, com um forte apelo à inclusão e à superação de barreiras associadas à deficiência. Portugal esteve presente com 27 atletas que, mais uma vez, honraram o país, alcançando um total de sete medalhas.
Os atletas portugueses destacaram-se em várias modalidades, trazendo para casa duas medalhas de ouro, no atletismo e no Boccia, uma de prata no atletismo e quatro medalhas de bronze em atletismo, ciclismo, judo e natação. O atletismo, uma das modalidades em que Portugal tradicionalmente brilha, voltou a liderar a lista de medalhas conquistadas, somando três no total. Mas o talento nacional também se fez sentir noutras modalidades como o badminton, a canoagem, o powerlifting, o tiro, e o triatlo.
Durante a sessão, os eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Palmela deixaram a sua saudação aos medalhados e a todos os outros atletas que representaram Portugal com distinção, independentemente de terem alcançado o pódio ou não. O destaque foi igualmente dado ao canoísta Norberto Mourão, que alcançou o quarto lugar na competição de canoagem nos 200 metros, acompanhado de um reconhecimento ao seu treinador, Yves Quendera, residente em Palmela, na freguesia de Pinhal Novo.
Em nome da CDU, o deputado Joaquim Pires salientou o impacto positivo dos atletas paralímpicos, mencionando a importância de ver a bandeira nacional erguida e de ouvir o hino português em momentos tão significativos. A unanimidade foi clara entre os diferentes partidos, com o Bloco de Esquerda, representado por Tânia Ramos, a reafirmar o seu apoio à saudação apresentada, congratulando todos os atletas por levarem a bandeira de Portugal ao mais alto nível, apesar das dificuldades que enfrentam.
No final, a saudação foi aprovada por unanimidade, com todos os presentes a reconhecerem a importância de celebrar não só os feitos desportivos, mas também o exemplo de superação e resiliência que os atletas paralímpicos representam para o país. A Assembleia de Palmela reiterou, assim, o seu compromisso com a promoção da inclusão e com o apoio contínuo ao desporto adaptado em Portugal.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito