País | Consultas de psicologia e nutrição gratuitas para Estudantes do Superior entram em vigor
Todas as instituições terão aderido ao programa do Governo. Os estudantes do ensino superior já podem usufruir de consultas de psicologia e nutrição gratuitas.
Todas as instituições de ensino superior aderiram à iniciativa e serão atribuídos cheques para o efeito em função do número de alunos, explicou a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
Como foi noticiado recentemente, verificou-se um aumento de 50% no número de estudantes do ensino superior a reportar problemas de saúde mental.
O programa do Governo visa combater as dificuldades no acesso às consultas de psicologia e teve um custo de 2.250.000 euros em 2024 e 5.600.000 euros para 2025.
Para além de consultas de psicologia, também será disponibilizado o serviço de 208 nutricionistas.
De uma lista de 297 psicólogos e 208 nutricionistas, os alunos podem escolher o profissional com o qual querem marcar consulta.
Os estudantes interessados nesta ajuda devem contactar os serviços sociais das instituições que frequentam.
O bastonário dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, mostrou-se satisfeito com o compromisso do Governo em aumentar o número de profissionais e espera que, no futuro, os cheques-psicólogo sejam alargados para outras populações com problemas de saúde mental.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito