DestaqueDistrito de LeiriaMundo
Em Destaque

Padre português alcança posição de destaque em Roma e reforça a missão dos Scalabrinianos

Padre Carlos Caetano, de Peniche, assume o cargo de vigário geral dos Missionários Scalabrinianos em Roma, fortalecendo a missão de apoio aos migrantes.

No dia 18 de outubro de 2024, o Padre Carlos Caetano, natural de Peniche, foi eleito vigário geral e ecónomo da Congregação dos Missionários Scalabrinianos durante o Capítulo Geral, realizado em Roma. Com esta nomeação, Padre Carlos torna-se o braço direito do superior geral da Congregação, Padre Leonir Chiarello, assumindo um papel de grande responsabilidade no apoio à liderança e na gestão da congregação.

Ordenado sacerdote em 2007 na Igreja de São Pedro, em Peniche, o Padre Carlos não é o único filho de Peniche a integrar esta missão. O Padre Rui Manuel da Silva Pedro, também natural de Peniche, serve atualmente os migrantes no Luxemburgo, demonstrando o forte compromisso desta cidade portuguesa com a causa migratória.

Fundada em 1887, em Itália, pelo recentemente canonizado São João Baptista Scalabrini, a Congregação dos Missionários Scalabrinianos dedica-se ao acompanhamento pastoral de migrantes, refugiados, marinheiros e todos que enfrentam desafios de mobilidade humana. Hoje, os Scalabrinianos contam com cerca de 700 missionários distribuídos por 34 países.

No dia 28 de outubro, os missionários foram recebidos em audiência especial pelo Papa Francisco no Vaticano. Durante o encontro, o Santo Padre elogiou o trabalho da congregação, enfatizando o seu apoio à inclusão e à proximidade com os mais vulneráveis. O Papa lembrou ainda a importância de cuidar dos “privilegiados de Deus”: a viúva, o órfão e o estrangeiro. Numa mensagem inspiradora, sublinhou o papel dos missionários numa história de salvação que é também uma história de migrantes e de povos em movimento.

Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito