Distrito de Santarém
Em Destaque

Padre de Dornes desafia bispo de Coimbra e recusa transferência para nova paróquia

O padre Manuel Vaz Patto, responsável pelas paróquias de Dornes, Areias, Bêco, Chãos e Paio Mendes, rejeita a ordem de transferência para Oliveira do Hospital, decretada pelo bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes.

Num movimento inusitado, o padre Manuel Vaz Patto, que lidera várias paróquias no concelho de Ferreira do Zêzere, anunciou publicamente que não aceitará a transferência ordenada pelo bispo de Coimbra. O pároco, que deveria assumir novas responsabilidades em Oliveira do Hospital a partir de outubro, decidiu manter-se no seu posto atual, recusando a decisão diocesana.

Estando ainda por acabar o meu mandato, e pelo respeito que me merece a ligação sacerdotal que me une a todos os meus paroquianos das minhas atuais paróquias de Areias, Bêco, Chãos, Dornes e Paio Mendes, sempre recusei a proposta de transferência desde que me foi feita pela primeira vez pela Diocese há cerca de um mês, não fazendo tenção de me mudar e tomar posse de novas paróquias”, declarou o padre em comunicado.

Patto acrescentou que a sua recusa é motivada por um “sentido de responsabilidade” e por considerar que tal transferência não é “razoável ou necessária”, sublinhando que poderia causar problemas à comunidade que serve.

A tensão entre o padre e a Diocese de Coimbra intensificou-se após a publicação da lista de nomeações de clero para o ano de 2024–2025. Logo após o anúncio, foi lançada uma petição ‘online’, já assinada por mais de 400 pessoas, apelando à permanência de Manuel Vaz Patto nas paróquias onde atua há cerca de oito anos.

“As igrejas estão lindas como podemos ver, as capelas estavam fechadas, mas voltaram a ser abertas, recuperadas e a ter missa. O santuário em Dornes passou a estar aberto diariamente, por um grupo de voluntários criado pelo Sr. prior Manuel Vaz Patto”, elogia o texto da petição, enaltecendo o trabalho do pároco.

Este braço de ferro entre o padre e a Diocese de Coimbra promete gerar novas polémicas, uma vez que os sacerdotes estão, em princípio, obrigados a obedecer às ordens do bispo. A partir de outubro, está previsto que os padres Jan Piotr Stawicki e Wojciech Kubrak assumam a liderança da igreja em Ferreira do Zêzere, substituindo Manuel Vaz Patto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito