Outubro regista aumento do consumo de eletricidade e de gás natural em Portugal
Segundo dados da ADENE – Agência para a Energia, o sistema energético nacional registou em outubro de 2025 um acréscimo de 1,2% no consumo de eletricidade face ao mesmo mês do ano anterior
As energias renováveis abasteceram 50% do consumo de eletricidade, as não renováveis 18% e o saldo importador atingiu 32%, o valor mais elevado do ano, representando quase um terço da energia consumida. Foi também o mês com o valor percentual mais baixo de renováveis desde setembro de 2023.
De acordo com a REN, a produção renovável repartiu-se entre eólica (21,3%), hídrica (12,3%), solar fotovoltaica (11,1%) e biomassa (5,4%).
Já o consumo de gás natural subiu 18%, refletindo um aumento de 121,7% na utilização para produção de eletricidade, reforçando o papel das centrais a gás num contexto de menor disponibilidade de energia renovável.
O mercado elétrico representou 35,1% do total de gás natural consumido, enquanto o mercado convencional — ligado à indústria e às famílias — desceu 5,8% face a outubro de 2024.
Quanto à origem do gás natural importado, os Estados Unidos lideraram o fornecimento com 48,3%, seguidos da Nigéria (43,7%) e de Espanha (8%).
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito






