Distrito de Beja

Ourique celebra Hélder Mendes com ciclo de cinema imperdível

Ourique homenageia o comendador Hélder Mendes com um ciclo de cinema gratuito no Cineteatro Sousa Telles de 2 a 17 de novembro.

O Município de Ourique volta a homenagear o comendador Hélder Mendes com mais uma edição do ciclo de cinema, de 2 a 17 de novembro, no Cineteatro Sousa Telles. Com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, este evento é uma oportunidade única para recordar o legado do pioneiro da televisão em Portugal.

Na sessão de abertura, a 2 de novembro, será exibido o documentário África, como eu a vi, que conta com as presenças do realizador Paulo Fajardo e do argumentista Ricardo Venâncio, natural de Ourique. A 7 de novembro, o documentário Almada, entre o rio e o mar será apresentado numa sessão especial para alunos do 2.º ciclo, seguido de uma conversa com o autor Ricardo Guerreiro.

Hélder Mendes, comendador e figura emblemática do audiovisual português, foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) e responsável por registos históricos, como o documentário Homens na Falésia e a gravação da icónica Maria Callas em Lisboa. Mendes também desbravou mares para captar as primeiras imagens subaquáticas em Portugal e registou episódios marcantes da guerra colonial.

O público poderá assistir a uma seleção diversificada de documentários, dramas e filmes infantis, numa programação desenhada para todos. Esta terceira edição é uma forma de Ourique e dos ouriquenses reafirmarem o seu apreço pelo comendador, que recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito