Entrevista

“Os lesados dos incêndios devem recorrer aos apoios”… Entrevista a Jorge Mares

O presidente da Junta de Freguesia de Palmela cumpre o segundo mandato à frente da autarquia capital do concelho e faz o balanço do primeiro ano

Para o edil de Palmela este mandato “tem corrido muito bem, depois de termos vivido uma pandemia onde as coisas não foram nada fáceis, temos cumprido os nossos objetivos, a trabalhar afincadamente e estamos conscientes que a nossa missão está a dar frutos”. 

A Junta de Freguesia de Palmela continua a ser liderada pelo socialista Jorge Mares, que passa a ter mais competências descentralizadas. A freguesia capital do concelho enfrentou momentos difíceis com um incêndio que provocou prejuízos de milhares de euros. 

A freguesia de Palmela foi drasticamente atingida, mas a resiliência dos munícipes irá mais uma vez dar frutos e ultrapassar as situações difíceis. 

Mais competências descentralizadas  

A Junta de Freguesia de Palmela tem as competências descentralizadas a nível da realização de pequenas reparações nas escolas de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico e manutenção dos respetivos espaços envolventes, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano usado no espaço público, aquisição e substituição de placas toponímicas, limpeza e conservação de espaços desportivos descobertos e espaços de jogo e recreio municipais e reposição de pavimentação em calçada ou outros. A partir de Janeiro de 2023 a autarquia sede do concelho alargará a área das competências descentralizadas com a gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza das vias e espaços públicos sarjetas e sumidores. 

O alargamento das competências envolve a admissão de mais pessoal e o presidente Jorge Mares lembra “temos três meses para o fazer”. 

A gestão do cemitério de Palmela continuará a ser da responsabilidade da câmara, lembra Jorge Mares, que explica “continuamos abertos a qualquer futuro protocolo” e adianta “podemos inclusivamente realizar alguns trabalhos a nível da calçada e qualquer iniciativa que vise o melhoramento do cemitério”.  

O edil de Palmela destaca “a recuperação da capela foi uma boa iniciativa da câmara, mas há que continuar a investir no único cemitério concelhio, pois os restantes pertencem às Juntas de Freguesia”. 

Posto dos CTT em Aires 

Um Posto dos CTT nasceu há poucos meses em Aires e Jorge Mares considera que a população “está de parabéns pois finalmente tem o seu posto de CTT, que serve esta zona em franco crescimento, mas também as populações das redondezas” e acrescenta “não posso deixar de destacar a dedicação e empenho das pessoas que estão à frente desse Posto”.   

 Apoio aos lesados dos incêndios 

Os incêndios que atingiram o concelho de Palmela deixaram profundas marcas com o desaparecimento de animais, culturas, casas, árvores e três moinhos, que fazem parte das memórias da população e devem ser reabilitados. Jorge Mares alerta que os lesados dos incêndios “têm possibilidades de recorrerem a apoios através do despacho da Ministra da Agricultura para repor as condições agrícolas aos lesados afetados pela catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos oficialmente reconhecidos” e os lesados “podem apresentar os pedidos de apoio até ao dia 22 de Novembro”.  

Ricardo Marques é uma mais-valia para o PS 

Jorge Mares reconhece que o novo responsável da Concelhia do PS “é uma mais-valia para o PS de Palmela e lembra que Ricardo Marques “fez o seu percurso na Juventude Socialista”. Para o presidente de Palmela “o PS precisa de quadros novos e de uma nova dinâmica”.  

Para o autarca palmelense, Ricardo Marques “é a pessoa certa, conhece o concelho de Palmela, é autarca e uma pessoa interessada. Neste momento tem condições para estruturar uma nova política com vista a vitória eleitoral em 2025”. E conclui Ricardo Marques “é a pessoa certa no momento certo. É uma pessoa sensível e que domina os problemas do concelho”. 

Candidato à Câmara 

Jorge Mares coloca de lado uma futura candidatura à Câmara de Palmela, sublinhando “não estou disponível para voltar a ser candidato à Câmara. Fui candidato em 2001, mas cheguei à conclusão de que a ´minha praia´ é o trabalho de proximidade com as populações e ajudar a melhorar a vida dos munícipes. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito