Os efeitos das noites mal dormidas nas tuas relações
Descobre como os teus hábitos de sono podem afetar as tuas relações amorosas.

Se és daquelas pessoas que não se deitam antes da meia-noite e adoram maratonas de Netflix, este hábito pode revelar mais sobre a tua vida amorosa do que imaginas. Um estudo da Universidade de Chicago, publicado na revista “Evolutionary Psychology”, concluiu que as pessoas que têm hábitos noturnos tendem a ter relacionamentos mais curtos em comparação com aquelas que se deitam cedo.
Os investigadores analisaram dados de uma investigação anterior com mais de 500 estudantes e focaram-se em 110 homens e 91 mulheres. Descobriram que os homens que se identificam como notívagos reportaram ter o dobro dos parceiros sexuais em comparação com os madrugadores. Dario Maestripieri, autor do estudo, sugere que os padrões de sono estão fortemente ligados a traços de personalidade e comportamentos.
Além disso, os homens noturnos apresentaram níveis mais elevados de cortisol e testosterona. Curiosamente, as mulheres noturnas também mostraram níveis de cortisol semelhantes aos dos homens noturnos e madrugadores. Este facto pode indicar que níveis elevados de cortisol estão associados a uma maior predisposição para correr riscos.
A investigação também revelou que os hábitos noturnos são mais comuns nos homens do que nas mulheres, e que, em geral, os homens tendem a dormir menos. Estes padrões de sono começam a diferir entre os géneros após a puberdade e podem ser influenciados por fatores como turnos de trabalho e responsabilidades parentais. As diferenças, no entanto, tendem a diminuir ou desaparecer após a menopausa nas mulheres.
Se te consideras um notívago, esta pesquisa pode dar-te uma nova perspetiva sobre como os teus hábitos de sono influenciam a tua vida pessoal e relacional.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito