Atualidade

Ordem dos Médicos lamenta morte de José Eduardo Pinto da Costa

A Ordem dos Médicos lamenta publicamente a morte do médico José Eduardo Pinto da Costa e a perda de uma das maiores referências na área da Medicina Legal, solidarizando-se com a família e os amigos neste momento de pesar, refere em nota de imprensa.

«Em termos institucionais, o Dr. José Eduardo Pinto da Costa foi o primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos, dignificando e marcando o rumo de uma especialidade crucial e que ajudou a densificar», destaca o bastonário da Ordem dos Médicos.

«Contudo, mais importante do que a sua função no seio da Ordem dos Médicos, o Dr. José Eduardo Pinto da Costa foi um exemplo nacional e internacional nesta área, conjugando a sua atividade clínica com a academia e a investigação, revelando-se determinante e marcante para muitas gerações de jovens médicos.

As suas caraterísticas profissionais e pessoais, pela forma intensa e apaixonada com que se dedicava às causas em que acreditava, moldaram a evolução da Medicina Legal», recorda Miguel Guimarães.

José Eduardo Pinto da Costa nasceu a 3 de abril de 1932 no Porto. Entre muitos outros dados relevantes, foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto e foi também presidente do Instituto de Medicina Legal do Porto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito